Do 0 aos 845 mil BRL em 4 anos!
Aproximadamente 1 ano atrás fiz um post nesse sub que acabou gerando algumas discussões legais e outras um pouco mais polêmicas. Minha intenção é repetir esse post e dividir com os interessados algumas estratégias que adotei, bem como erros e acertos ao longo dessa jornada de 5 anos. De antemão, gostaria de dizer que não tenho intenção nenhuma de dizer o que é certo e o que é errado e nem tenho conhecimento suficiente para isso. Qualquer dica, correção ou sugestão será super bem-vinda.
Um breve contexto pessoal: Sou casado e não tenho filhos, estou na faixa dos 30 anos e trabalho em uma multinacional que atua no Agronegócio. Minha família é de classe média baixa e tenho formação em uma universidade federal na área de biológicas.
Um breve contexto profissional: Comecei como estagiário em 2018 e ao longo desses últimos 6 anos ocupei 5 posições diferentes na empresa que trabalho. Abaixo minha progressão salarial bruta:
Estagiário (1 ano) 2K BRL/Mês; Analista de Negócio Pl. (1,5 anos); 4,5K BRL/Mês; Analista de Negócio Sr. (0,5 ano): 8K BRL/Mês; Coordenador (1 ano): 16K BRL/Mês; Gerente Jr. (1 ano): 24K BRL/Mês; Gerente Pl (Atual): 33K/BRL Mês.
Além da remuneração bruta, existe (1) uma remuneração variável atrelada à performance que pode ser de 4 a 11 salários no final do ano e (2) uma previdência privada com razão 2:1 em até 7,5% do salário bruto.
Não tenho nenhum tipo de patrimônio além do descrito abaixo (Carro, Imóvel etc.). Atualmente pago aluguel e utilizo o carro frota da empresa que trabalho. Também não tenho nenhum gasto de longo prazo, seja financiamento, empréstimo etc.
Abaixo uma tabela com a evolução patrimonial com o rastreio de alocação dos últimos 3 anos.
\Infelizmente não tenho os controles do primeiro ano de investimento, nesse período consegui acumular os ~90K BRL, uma parte deles descrita na tabela acima (60K BRL) e outra em FGTS e Previdência Privada (30K BRL).*
Além desses 484,6K BRL investidos, tenho outros 145,6K BRL em Previdência Privada da Empresa, 104,5K em Previdência Privada da XP e 110,7K BRL em FGTS, totalizando os 845,4K BRL em Patrimônio.
Essa é minha carteira atual dos 484,6K:
*Informação Importante: Desses 484,6K BRL, 381K BRL são oriundos dos meus aportes (78,6%) e 103,6K BRL dos rendimentos (21,3%)
Alguns pontos importantes sobre os investimentos:
(1) Sigo a linha fundamentalista, não tenho uma grande frequência de operações, menos ainda de vendas. Procuro alguns poucos ativos específicos que eu tenha capacidade de acompanhar ao longo do ano.
(2) Procuro manter uma proporção entre as classes que separei na planilha, nessa proporção eu considero o caixa uma classe também. O caixa fica em fundo D+0 que acompanha o CDI.
(3) Não invisto naquilo que não entendo e/ou não tenho tempo para acompanhar.
(4) Não entro em IPOs. (Grande parte das empresas ainda não tem um registro sólido de balanços que atendam a estratégia fundamentalista.)
Fazendo uma avaliação desses 4 anos, creio que me manter firme a estratégia foi algo positivo. Tenho convicção que não estou com um rendimento extraordinário quando descontada a inflação, porém meu foco é realmente a construção de patrimônio. Também exercitei bastante o investimento na minha própria carreira, quando comecei a estudar o assunto com mais profundidade entendi que a progressão salarial na carreira e o controle de gastos eram as chaves necessárias para ter um patrimônio legal. Inclusive considero esses dois pontos mais importantes que o retorno dos investimentos em si, pelo menos nesse início. Inclusive, grande parte dos “saltos” que são vistos nas tabelas acima, são oriundos de deposito total das premiações e outras remunerações extraordinárias que recebi e não dos investimentos em si, tenho plena consciencial disso. Por outro lado, me arrependo de não ter investido um percentual pequeno em Criptomoedas e por não ter dolarizado cedo parte do patrimônio ao invés de pagar taxas para um intermediário nas BDRs. Provavelmente essas serão duas mudanças para 2025. Estou ansioso para alcançar meu primeiro milhão.
Agradeço de antemão a todos que leram esse breve relato e qualquer crítica, sugestão e/ou complementos serão muito bem-vindos. Obrigado!